O pilates vem combatendo diversos problemas de saúde e consequentemente trazendo qualidade de vida para essas pessoas. Como já sabemos, por termos lido matérias anteriores, o pilates ajuda na conscientização corporal, equilíbrio, fortalecimento muscular, alongameto, etc… Então vem o pilates combater mais um problema, a asma, que tanto agonia grande parte da população.

A asma é uma doença pulmonar que caracteriza pela inflamação das vias aéreas, dificultando a respiração, geralmente o asmático apresenta uma postura “corcunda”, aumentando a cifose torácica, com ombros deprimidos dificultando sua capacidade funcional.

O pilates melhora esse quadro do asmático, oferecendo exercícios para fortalecimento dessa musculatura respiratória, deixando os músculos relaxados e podendo promover uma reeducação funcional e postural, lembrando que os exercícios também proporciona a médio e longo prazo um aumento da capacidade expiratória desse asmático, já que este tem dificuldade de liberar o ar dos pulmões causando a dispinéia (falta de ar).

Por isso o asmático deve praticar exercício físico, sendo o pilates uma atividade adequada para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Importante para todos: Beber muito água sempre!!!

Melina Caniçali

Beleza & Saúde - Submarino.com.br

Leave a Reply