Imagine tonificar e enrijecer os músculos, prevenir a osteoporose, combater a celulite e as varizes, melhorar a função intestinal e obter uma série de outros benefícios, com 3 sessões semanais de exercícios, que duram apenas 30 minutos. Parece milagre, mas é o que propõe a Plataforma Vibratória. Esta tecnologia foi desenvolvida na década de 60, na antiga União Soviética, com o intuito de minimizar a perda de massa óssea e a atrofia muscular que os astronautas sofriam em função da ausência de gravidade no espaço. Após a verificação da eficácia do método, as plataformas vibratórias se difundiram pelo mundo, sendo utilizadas por pessoas de todas as idades e biotipos, que buscam uma vida mais saudável. Este é o meio que muitos artistas encontraram para manter um corpo bonito e com saúde, sem “perder” muito tempo (Madonna, Claudia Schiffer, Juliana Paes, Ivete Sangalo).

Para aumentar ainda mais o rendimento, é possível aliar a plataforma vibratória com exercícios aeróbicos e Pilates, o que pode chegar a duplicar a perda calórica.

Benefícios da Plataforma vibratória

  • Tonificação e definição muscular;
  • Recrutamento de até 100% das fibras musculares;
  • Combate à osteoporose;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Combate à celulite e às varizes;
  • Drenagem linfática;
  • Emagrecimento;
  • 12 minutos de exercícios equivalem a um gasto energético de aproximadamente 200 kcal;
  • Melhora da função intestinal;
  • Prevenção de problemas músculo-esqueléticos;
  • Melhora do equilíbrio e da coordenação motora;
  • Alívio da dor;
  • Ganho de flexibilidade;
  • Relaxamento;
  • dentre outros.

As sessões duram 30 minutos, sendo realizadas individualmente ou em dupla, sob supervisão constante e personalizada do fisioterapeuta. São realizados exercícios sobre a plataforma, que vibra a uma frequência de 10 a 100 Hz. Podem ser trabalhados os músculos dos membros superiores e inferiores, assim como abdominais, peitorais e músculos das costas.

Além da atividade física e dos alongamentos feitos na plataforma, o aparelho oferece massagens, que são realizadas no final das aulas. As vibrações, quando trabalhadas como massagens, garantem a melhora da pele e a redução das celulites, com quebra de células de gordura e o aumento da circulação sanguínea. Os resultados desse programa são obtidos depois de 12 a 28 semanas.

Contra-indicação

A plataforma pode ser utilizada por crianças a partir de 12 anos e por adultos até 80 anos de idade. As contra-indicações absolutas do aparelho são gravidez, trombose, próteses metálicas e marcapassos.

Beleza & Saúde - Submarino.com.br

57 Responses to “O uso da Plataforma vibratória no Pilates como opção para entrar em forma”

  1. Magali disse:

    Melina, quem tem pinos no joelho ou em qualquer outra parte do corpo pode fazer plataforma? Obrigada

  2. marcus disse:

    ola melina.

    gostaria de saber como funciona os pacotes de vendas com plataforma vibratoria.

    estou montando um estudio de pilates e gostaria de incorporar esse tipo de aparelho nos nossos serviços.

    obrigado desde ja..
    abraço

  3. Olá Telma, o melhor horário é o que você se adapta, seja de manhã ou tarde não vai influenciar na sua massa muscular.
    Obrigada

  4. Olá Loisa
    Não é normal você continuar sentindo dor nas próximas aulas, fique de olho na sua postura, na respiração com contração abdominal assim você não sobrecarrega as costas. Caso continue sentindo dor fale com seu prof. de pilates.
    Abraço
    Obrigada pela visita

  5. Olá, você pode sim usar a plataforma nas aulas de pilates, usar antes ou depois da aula depende do objetivo do seu treinamento, se é ganho de massa ou perda de peso, depende do circuito que seu fisioterapeuta montar. bjOO
    Obrigada

  6. Olá, Infelizmente quem tem pinos no joelho não é recomendado a plataforma, mais você pode consultar seu médico para indicar a melhor atividade no seu caso.
    agradeço a visita
    Obrigada

  7. Olá, o preço da plataforma junto com o pilates sai um valor de 150 a 200 a mais junto com a mensalidade do pilates, então Mensalidade do pilates + 150 plataforma, mas isso vária muito da cidade em que você se encontra.
    Espero ter ajudado
    Obrigada

Leave a Reply