Estudos recentes em todo o mundo abordam questões sobre Osteoporose. Nos últimos anos, muito se tem falado dos benefícios do Método Pilates. Unindo essas inquietações científicas o workshop “Atualização em Osteoporose”, atividade pré-conferência da 6ª Conferencia Internacional Polestar-PhysioPilates, aconteceu hoje em Salvador, e lançou no ar dúvidas e respostas para questionamentos sobre os temas. A osteoporose é uma doença esquelética sistêmica caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração da micro-arquitetura do tecido ósseo, com conseqüente aumento da fragilidade e susceptibilidade à fratura. A incidência de osteoporose está crescendo no mundo inteiro em proporções epidêmicas. No Brasil, ela já atinge mais de 10 milhões de pessoas. Porém, apenas um terço dos portadores tem o diagnóstico clínico. O restante não faz idéia de que corre perigo de fratura. Estima-se em 1 milhão a incidência anual de fraturas decorrentes da osteoporose. Destas, 250 mil são de quadril, o tipo mais grave pelo alto risco de incapacidade e morte por complicações.
O Método Pilates foi elaborado no começo do século vinte pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. Diante do exposto, surgem as questões: Pilates é um bom exercício para construir ossos e prevenir fraturas? Consciência corporal afeta seus ossos? Qual o papel do Pilates como um sistema neuromuscular e como pode ser aprimorado para construir ossos e prevenir fraturas? Facilitado pela fisioterapeuta Sherri Betz (EUA), o workshop discutiu fatores de risco, diagnóstico e avaliação incluindo um questionário que pode determinar o nível de risco de um paciente. Ainda foram explanadas as últimas pesquisas em testes alternativos para Osteoporose, e apresentado um plano de tratamento e progressão apropriada para pacientes com fratura; especificando exercícios recomendados e movimentos contra-indicados. Conclui-se a importância do Pilates para indivíduos com Osteoporose por ser um importante instrumento preventivo, ao passo que promove fortalecimento muscular, equilíbrio, melhora da postura, controle motor e consciência corporal, evitando quedas e fraturas.

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